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VAMOS VER A LUA

VAMOS VER A LUA, A LUA, A LUA (HEI, HEI)
VAMOS VER A LUA, A LUA, A LUA (HEI, HEI)
VAMOS VER A LUA, A LUA, A LUA ÁÁÁÁÁ
VAMOS VER A LUA, A LUA, A LUA

O MAR ESTAVA SERENO
SERENO ESTAVA O MAR
O MAR ESTAVA SERENO
SERENO ESTAVA O MAR


CANCÃO DE ESTRADA

Os escoteiros gostam muito desta canção. Trata-se de uma valsinha panteísta, quase uma apologia a dois grandes deuses das sociedades primitivas: O Mar e a Lua. Eles cantam e brincam com os movimentos desta canção enquanto caminham. Os escoteiros gostam muito de caminhar.

Depois que as crianças aprendem sua melodia e sua letra, na forma em que está escrita, é interessante que o professor peça a elas que cantem a segunda estrofe substituindo todas as vogais pela letra A, depois pela E assim sucessivamente. Este recurso pode ser utilizado sobre qualquer canção e a letra desta música depois de alterada, substituindo-se todas as vogais pela letra A, fica mais ou menos assim:

A mar astava sarana
Sarana astava a mar
A mar astava sarana
Sarana astava a mar...


UM JOGO INTERADOR
Ritmos e sílabas. Além de interador, este jogo também é de aquecimento. Sentados na roda, os pequeninos batem palmas sobre a cabeça e as mãos na parte superior das coxas, todos juntos de forma cadenciada. Cada batida de palmas é seguida do grito de uma sílaba do nome. A criança fala o seu nome aos pedaços (sílabas) e a roda repete o nome dela no mesmo ritmo. Toda a roda participa, seguindo o movimento dos ponteiros dos relógios. Este tipo de atividade funciona também como elemento auxiliar no desenvolvimento das ações motoras e na organização das estruturas que contribuem para a melhoria da linguagem verbal.



COMPOSIÇÃO COM PANOS TINGIDOS
Esta técnica é finalizada com um trabalho de colagem ou com a construção de uma infinidade de objetos. Podemos fazer belas flores com pedaços de pano enrolados na ponta das varetas de bambu ou simplesmente nos deter na colagem desses panos tingidos, sobre superfícies de madeira ou papel cartão. É preciso que tenhamos pelo menos umas seis vasilhas com anilinas já dissolvidas em água.




Afogue os panos, na anilina diluída, e ponha-os para secar. Em seguida cole-os sobre qualquer superfície rígida ou pendure-os como móbiles. O resultado é uma interessante combinação de formas e cores, um produto que também podemos obter com restos diluídos de tinta guache, na falta da anilina.

Para esta atividade é bom ter à mão: Anilinas (ou têmperas guache) panos claros em pedaços, sacos de estopa, papéis, colas, barbantes, recipientes plásticos e água. Quando tudo estiver pronto, tinjam, colem, recortem, pendurem, exponham.