22:21

ESTUDO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS

A necessidade de conhecer e dominar o espaço vem de muito longe, possivelmente da mesma época em que o homem percebe a necessidade de controlar a sua produção. Foram centenas de anos contemplando, observando, medindo, avaliando, desenhando e experimentando até que se construíssem os instrumentos que lhe permitiriam caminhar sobre as águas e empreender novas conquistas visando à superação dos medos, e a escravização dos mais fracos. Essa é a saga histórica do homem, um animal caçador que evoluiu, mas ainda não aprendeu a conviver com as diferenças existentes entre os diversos membros da gigantesca tribo global.

Presume-se que tudo isso começou por conta da necessidade de avaliar (projetar o futuro) para melhorar a produção de alimentos em tempos de sedentarismo. Também era preciso aprender a medir para demarcar as propriedades que iam ficando imensas. Cresciam os rebanhos que precisavam ser controlados de alguma forma. Percebeu-se então que o saquinho de pedras já não era suficiente para controlar o imenso patrimônio. Era preciso pensar na criação de uma simbologia para as quantidades, pois o saco de cálculos ficava cada vez mais pesado.

Houve também uma tentativa com riscos em pedaços de ossos ou de madeira, mas os riscos embaralhavam (e ainda embaralham) a mente humana a partir de certa quantidade. Séculos e mais séculos se passaram até que apareceram os algarismos significativos e o zero, tudo isto aconteceu em um espaço aproximado de 4 mil anos, desde os primórdios das civilizações que habitaram a Ásia e o norte da África, ao advento da civilização grega entre os séculos 1000 e 100AC. Uma parte da fascinante história da matemática foi escrita sobre as superfícies das terras para conhecimento dos espaços planos e pouco mais tarde para o desvendamento das distâncias cósmicas que ainda hoje se apresentam como grandes enigmas da humanidade. O que veremos a seguir é uma parte muito pequena dessa longa história.