11:35

PAI FRANCISCO

PAI FRANCISCO ENTROU NA RODA
TOCANDO SEU VIOLÃO (DORONDONDONDON)
VEM DE LÁ SEU DELEGADO
PAI FRANCISCO VAI PRA PRISÃO

COMO ELE VEM
TODO REQUEBRADO
PARECE UM BONECO DESENGONÇADO


DESEJO, CASTIGO E FESTA
Pai Francisco, cantada do norte ao sul de nosso país, é uma das obras primas do cancioneiro popular. Possui um conjunto de versos, aparentemente, sem muito sentido entre eles, mas ao prestarmos um pouquinho de atenção vamos perceber que Pai Francisco é o mesmo escravo que matou o boi Barroso (principal figura do bumba-meu-boi) para saciar a fome de sua amada em estado de gestação. A canção retrata o momento de felicidade de Pai Francisco, apesar da insistência da roda (que representa o povo) em pedir a punição do escravo pelo crime cometido de véspera. Vide também, bumba-meu-boi, boi-bumbá, boi-de-jacá, boi de mamão e outros.

A brincadeira é de roda e muito simples. Quando é cantada a primeira estrofe a roda se movimenta no sentido dos ponteiros do relógio, com uma das crianças ao meio dançando da maneira que ela quiser. Apenas ao final da frase: tocando seu violão (donrondondondon) todos param e imitam um tocador de violão, fazendo o sobe e desce da mão no instrumento Já a segunda estrofe exige que a criança execute os movimentos solicitados pela letra da canção: ...todo requebrado, parece um boneco desengonçado... Em seguida quem está na roda escolhe outra que vai ocupar o seu lugar no centro da roda e a brincadeira continua até o chegar da noite.


MAIS UM JOGO INTERADOR
A ponte. Este jogo tem como objetivo final levar acriança a reagir com naturalidade ao toque e ao contato corporal. Trata-se de uma atividade de plano baixo. Todos deitados no chão, lado a lado, e bem juntinhos, formam uma ponte por onde todos passarão rolando, um de cada vez, até que todos tenham experimentado a mesmo exercício.


UMA ATIVIDADE PLÁSTICA
Colados e pendurados – móbiles. O trabalho final desta atividade é um grande móbile. Primeiro vamos executar as peças para depois pendurá-las em um belo galho de árvore que servirá para tornar a sala de aulas um pouco mais interessante. São dobraduras que já sabemos fazer e pequenos objetos encontrados pelas gavetas de casa ou na caixa de sucatas que sempre devemos ter em nosso espaço de trabalho.

Para esta atividade é bom ter à mão: papelão, papéis de várias cores e textura, tecidos, fitas, lãs, linhas, rolhas metálicas, granulados, adesivos, colas, pedaços de madeira, tinta guache, pincéis, palitos de sorvete, barbantes, colas de farinhas, goma arábica, cola à base de látex. Agora colem, transformem, cortem, furem, decorem, ornem, pendurem, observem, exponham.