11:30

MANDEI CAIAR

MANDEI CAIAR

MEU SOBRADO
MANDEI, MANDEI, MANDEI
MANDEI CAIAR DE AZUL
CAIEI, CAIEI, CAIEI...

MANDEI CAIAR
MEU SOBRADO
MANDEI, MANDEI, MANDEI
MANDEI CAIAR DE AMARELO
CAIEI, CAIEI, CAIEI...


ATENUANDO AS DORES DO TRABALHO
Esta pequena canção é um belo exemplo das centenas que foram feitas, ao longo de nossa história, para atenuar as dores do trabalho. As lavadeiras cantam sentadas nas pedras do rio para alegrar a linha de produção. Normalmente o grupo tem uma puxadora que sola enquanto as outras acompanham a cantoria. No caso específico desta canção quem puxa os versos vai mudando a cor da casa e o grupo continua a canção embalando as suas próprias dificuldades.

UM JOGO (de roda) INTERADOR
Oi anda a roda
Que eu quero me casar
Oi anda a roda
Que eu quero me casar

A moça que está na roda
Procure um moço pra ser seu par
A moça que está na roda
Procure um moço pra ser seu par

Este não me serve
Aquele não me agrada
Só a ti hei de querer
Só a ti, só a ti, só a ti
Hei de querer...


Uma grande roda de meninos e meninos, girando ao ritmo palmeado da canção exposta acima. Trata-se de uma alegre marchinha. No centro da roda uma menina espera o comando para que ela cante sozinha a última estrofe apontando para três meninos, recusando os dois primeiros e fazendo o entrelaçamento de braços, no meio da roda com o menino escolhido.


UMA ATIVIDADE PLÁSTICA
Construções com sobras de madeira beneficiada. Os marceneiros jogam fora todos os dias milhares de pequenos pedaços de madeira que sobram de suas construções. A escola deve fazer um “convênio” com uma fábrica de móveis das proximidades e uma vez por semana dar um jeito de recolher o que sobrou do trabalho dos artífices. As crianças agradecerão.


A vantagem desta atividade sobre os brinquedos fornecidos pelas indústrias reside no desafio que o material bruto e irregular impõe às crianças: monte-me ou te devoro!

Para a montagem dos brinquedos as crianças menores podem usar colas e fitas adesivas e as mais velhas, pregos e martelos. Para esta atividade reúna: madeiras, gravetos, folhas secas, varetas de bambu, rolhas, fibras sementes, colas, martelos, pregos, fitas adesivas, pincéis tinta guache. Em seguida peça-os que montem, encaixem, colem, lixem, desfiem, pintem, empilhem, exponham.