11:26

FUI PASSEAR NO JARDIM CELESTE

FUI PASSEAR NO JARDIM CELESTE
GIROFLÊ, GIROFLÁ
FUI PASSEAR NO JARDIM CELESTE
PARA TE ENCONTRAR

O QUE FOSTES FAZER LÁ
GIROFLÊ, GIROFLÁ?
O QUE FOSTES FAZER LÁ
PARA TE ENCONTRAR?

FUI COLHER AS VIOLETAS
GIROFLÊ, GIROFLÁ
FUI COLHER AS VIOLETAS
PARA TE ENCONTAR.

PRA QUE SERVEM AS VIOLETAS
GIROFLÊ, GIROFLÁ?
PRA QUE SERVEM AS VIOLETAS
PARA TE ENCONTRAR?

PRA COROAR NOSSAS CABEÇAS
GIROFLÊ, GIROFLÁ
PRA COROAR NOSSAS CABEÇAS
PARA TE ENCONTRAR.

SE ENCONTRASSES COM SOLDADO
GIROFLÊ, GIROFLÁ?
SE ENCONTRASSES COM SOLDADO
PARA TE ENCONTRAR?

EU FARIA UMA CONTINÊNCIA
GIROFLÊ, GIROFLÁ
EU FARIA UMA CONTINÊNCIA
PARA TE ENCONTAR.

SE ENCONTRASSES COM UM REI
GIROFLÊ, GIROFLÁ
SE ENCONTRASSES COM UM REI
PARA TE ENCONTRAR?

TIRARIA O MEU CHAPÉU
GIROFLÊ, GIROFLÁ
TIRARIA O MEU CHAPÉU
PARA TE ENCONTRAR.

SE ENCONTRASSES COM A RAINHA
GIROFLÊ, GIROFLÀ
SE ENCONTRASSES COM A RAINHA
PARA TE ENCONTRAR?



EU FARIA UM CUMPRIMENTO
GIROFLÊ GIROFLÁ
EU FARIA UM CUMPRIMENTO
PARA TE ENCONTRAR

SE ENCONTRASSES COM O DIABO
GIROFLÊ, GOROFLÁ
SE ENCONTRASSES COM O DIABO
PARA TE ENCONTRAR?

EU FARIA O SINAL DA CRUZ
GIROFLÊ, GIROFLÁ
EU FARIA O SINAL DA CRUZ
PARA TE ENCONTRAR

PEQUENA ÓPERA POPULAR
Um rico conjunto de formas, ampliador do vocabulário, está contido nesta canção de inspiração medieval. O texto extenso não prejudica o trabalho didático já que os termos desconhecidos podem ser discutidos de modo gradual à proporção que vão sendo estudas as estrofes. Podemos em um primeiro momento fazer a apresentação da estrutura da canção e depois os demais elementos: o conteúdo poético, o valor literário, os movimentos para dança, a dramatização, etc.


OUTROS JOGOS INTERADORES
Três desafios para as crianças e a roda.

1) No jardim zoológico.

Um menino vai para roda e interroga um companheiro?
De que bicho você mais gosta?
O que foi argüido responde com gestos e o som do animal escolhido. Em seguido todos os outros meninos repetem os gestos e a voz do mesmo animal.

1) Ida ao Japão

Todas as crianças devem ter um objeto nas mãos.
Um menino no meio da roda e pergunta para outra criança:
O que é que você quer que eu leve ao Japão?
A criança interrogada responde colocando um objeto em seus braços. O menino que está na roda segue fazendo a mesma pergunta até que todos tenham depositado alguma coisa em seus braços. O objetivo é a criança dar uma volta sem deixar cair nenhum objeto que lhe foi oferecido para a viagem.

2) Vassoura Bailarina

O dinamizador oferece ao menino que está no centro da roda uma vassoura. Os outros, ao som de palmas, cantam uma música para o menino do centro dançar como se a vassoura fosse o seu par. É melhor que cada componente da roda cante uma música. Trata-se portanto, também, de um desafio para o grupo.

A CONSTRUÇÃO DE UM BRINQUEDO



A construção de um brinquedo. A caixa de sucata deve estar sempre à disposição. Ela é o espaço de reciclagem. Nela são depositadas todas as coisas que vão sendo desprezadas pelas crianças até que uma delas encontre uma nova utilidade para uma peça que foi deixada de lado. Para a construção de novos brinquedos o dinamizador deve funcionar como um colaborador fornecendo às crianças os objetos que elas vão requisitando para a viabilização de seu intento. Você vai precisar de todos os materiais existentes na caixa de sucata, cola, barbantes, pedaços de fios e arames jornais velhos, revistas, papéis coloridos. Agora encaixe, envelope, enfie, ligue, cole, enlace, arme, empilhe, construa, combine, modele, componha, crie, critique e exponha.