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DE ABÓBORA FAZ MELÃO

DE ABÓBORA FAZ MELÃO

DE MELÃO FAZ MELANCIA
DE ABÓBORA FAZ MELÃO
DE MELÃO FAZ MELANCIA

FAZ DOCE SINHÁ FAZ DOCE
SINHA FAZ DOCE, SINHA MARIA

QUEM QUISER APRENDER DANÇAR
VAI NA CASA DO JUQUINHA
QUEM QUISER APRENDER DANÇAR
VAI NA CASA DO JUQUINHA


UMA CANÇÃO PARA OS PEQUENINOS ALQUIMISTAS
O texto que acabamos de ler fala em transformação, dança, magia. Aproveite para falar das cores. Fale das sementes da abóbora curiosamente chatas e da origem dessa deliciosa leguminosa. Planeje um lanche onde o doce de abóbora se faça presente. Sirva melão. Se possível, pedaços de melancia. Explore os cheiros, os sabores, as texturas.

De melodia simples, e parecendo um baião acelerado, esta canção convida para a festa. As ações do personagem citado no texto. Funcionam como instrumentos de desinibição: pule, rode, requebre. Na maioria dos estados os meninos cantam em roda, enquanto um, ao centro, representa Juquinha o mestre imaginário do interessante folguedo.

UM JOGO INTERADOR
Coelho na Toca. Este jogo é muito simples. Atende à quase todas as faixas etárias, aquece, descontrai e melhora os reflexos. São grupos de 3 meninos. Os grupos ficam mais ou menos próximos para que a brincadeira possa fluir. É bom que fiquem em círculo. Dois meninos entrelaçam os braços formando uma toca e um menino que faz o papel de coelho fica entre os dois à espera da ordem do dinamizador.

Para começar a brincadeira o dinamizador põe um dos meninos para ser o coelho sem toca. Este vai ficar ligado no erro dos outros para conseguir um espaço para si, assim que um dos coelhos não conseguir chegar a outra toca quando for dado o comando para troca. Quando o professor gritar: “troca de toca”, os coelhos trocam de lugar o mais rápido possível, pois o coelho sem-teto estará sempre disputando a casa do companheiro atrasado.

Depois de cinco comandos o professor muda os coelhos e começa tudo outra vez.

UMA ATIVIDADE PLÁSTICA



Cortados e dobrados – origamis. Reúna os materiais para uma boa seção de dobradura. Não faz mal algum que os adultos dobrem algumas coisas para eles. Também não é bom que eles só dobrem as coisas que os adultos ensinaram, pois a criança diante das facilidades só dobra aquilo que lhes ensina. Algumas vezes dizem logo: eu não sei dobrar nada. Da mesma forma de argumentam: eu não sei desenhar. Estimule a produção de novas formas. Deixe que rasguem, que cortem, que colem... Papeis em cor, folhas de revistas, folhas de jornais, cartolinas, barbantes, réguas, tesouras, colas e lápis. Em seguida amasse, dobre, rasgue, escreva, cole, pinte, pendure, critique, observe.