11:42

CAMALEÃO

EU CONHEÇO MUITA GENTE
QUE É IGUAL A UM CAMALEÃO
COM A CABEÇA DIZ QUE SIM
COM O RABINHO DIZ QUE NÃO

SEGURA MEU BEM SEGURA
SEGURA O CAMALEÃO
SEGURA MEU BEM SEGURA
SEGURA O CAMALEÃO


Aprendi esta canção, pelos congressos da vida, ouvindo as cantigas que os companheiros traziam de outras regiões. Sua letra desperta o interesse de crianças e adolescentes, sempre que precisam de um texto para criticar alguém de comportamento mutante e contraditório. Ouvi pela primeira vez em Brasília, mas não sei absolutamente nada sobre sua origem e autoria. Sigo cantando para as crianças que encontro, pelo prazer que ela me proporciona, pela alegria de sua linha melódica.

O JOGO INTERADOR
Dramatizando com o lençol. Para as crianças menores é interessante que algumas atividades sejam desenvolvidas em torno de um grande lençol, como se este fosse um picadeiro de circo bem colorido. Este lençol tem de ser feito com retalhos de pano de diversos matizes. Depois pronto ele deve medir aproximadamente 5,00 x 4,00m. Com eles podemos realizar uma série de exercícios de dramatização à medida que a história vai sendo contada. O objetivo deste lençol é apurar as noções de topologia, trabalhar os medos e a confiança. Com o lençol podemos pedir que as crianças carreguem as outras, se escondam, se cubram, se deitem e relaxem para uma viagem imaginária.

UMA ATIVIDADE PLÁSTICA
Construindo com terra e argila. Esta atividade faz parte dos trabalhos de modelagem. Trabalhos que exigem uma maior interferência do professor, pelo menos nos momentos iniciais. No entanto não precisamos de grandes aprofundamentos. O mais importante é que estejamos dispostos a amassar o barro para que as formas surjam sem grandes ansiedades. Para os que desejam aprimorar-se na técnica existe uma série de livros que tratam de levar o leitor a dar os primeiros passos na arte da cerâmica.



As crianças menores não costumam observar o tempo de secagem da argila. Na maioria das vezes pintam suas construções, logo após a modelagem e se apressam em realizar a obra em sua totalidade. Tudo no mesmo dia, um dia e pronto. Outras preferem rever a produção do dia anterior objetivando a realização de novos objetos. Para esta atividade é preciso: terra, água, pincéis, barros de várias tonalidades, argila de olaria, tinta guache, escovas dentais sem uso, pequenas peneiras de cozinha. Agora exercite: amasse, modele, aperte, pinte, alise, acrescente, extraia, cave, misture, exponha.