14:12

O ALQUERQUE

O alquerque é originário do Oriente Médio, sem data precisa de seu surgimento. Por suas características, alguns jogadores e/ou estudiosos dizem que o alquerque é o pai de todos os jogos de salto. Seu tabuleiro, para dois jogadores, tem formato quadrado com 25 pontos de interseção – 5 linhas e 5 colunas e o mesmo número de peças, distinguidas pela cor, é oferecido aos jogadores. No inicio do jogo todos os pontos, exceto o que fica ao centro, são ocupados por peças. Logo são 12 peças para cada jogador. Os movimentos são feitos ao longo das linhas, sempre no sentido adjacente e a captura se dá saltando sobre as peças adversárias. Vence aquele que primeiro capturar todas as peças inimigas.



Objetivo do jogo
Eliminar todas as pedras do adversário por salto, semelhantes aos que são dados no jogo de dama. Os movimentos são sempre para os lados e para frente.
De que forma se desenvolve o jogo?
Primeiro, jogam as pedras pretas. Portanto, o tabuleiro deve a cada término de partida mudar de lado, para nenhum dos jogadores não se sinta prejudicado.
Quando o jogo termina?
Quando acabarem as pedras de um dos adversários.

COMO CONSTRUIR O SEU TABULEIRO DE ALQUERQUE.
Materiais necessários
1 pedaço de madeira compensada de 40 x 40 cm.
12 tampinhas plásticas de refrigerantes de uma cor
12 tampinhas plásticas de refrigerantes de outra cor.


Modo de fazer
Lixe bem a madeira, principalmente nas laterais para tirar todas as farpas. Em seguida pite-a com tinta látex branco ou com uma cor clara. Com um lápis faça os desenhos de acordo com o mostruário ao lado e cubra os ricos do lápis com uma hidrográfica grossa de boa qualidade. Depois é só distribuir as tampinhas sobre o tabuleiro e procurar um companheiro para a batalha lúdica.
VOLTAR