14:22

MANCALA



Origem

Jogo milenar de origem indefinida, mas nos tempos atuais é muito popular no continente africano.
Em que consiste este jogo?
A mais conhecida de suas versões é o jogo egípcio para duas pessoas com doze casas menores e duas maiores. Trata-se de um tabuleiro de madeira, retangular, com seis buracos para cada jogador. Em cada extremidade do retângulo existem duas valinhas (uma para cada jogador) chamadas mancalas, com a mesma profundidade dos buracos laterais. Podem ser utilizadas pedrinhas ou bolinhas de gude.
















De que forma se desenvolve o jogo?
Decide-se no par ou ímpar quem será o primeiro a jogar. O jogo começa com quatro peças em cada buraco. Quem joga primeiro escolhe um buraco, retira suas pedras e as redistribui pelos outros buracos, uma por buraco, no sentido anti-horário. Quando o jogador passa pela sua mancala, deixa uma pedra nela como se fosse um buraco normal, mas deve pular a mancala de seu adversário.
Quando o jogo termina?
Quando os seis buracos de um dos jogadores estiverem vazios. Neste caso, o adversário coloca todas as pedras que estiverem em sua metade de tabuleiro, na sua própria mancala. Quem tiver o maior número de pedras, vence o jogo.
Bonificações
Durante o movimento de distribuição das peças, caso a última pedra distribuída caia na sua própria mancala você joga de novo e se ela cair em um de seus buracos vazios, você leva para a sua mancala não apenas esta pedra, mas todas as pedras que estiverem no buraco adversário exatamente oposto. Por isso o adversário deve estar sempre atento aos movimentos daquele que movimenta as pedras.



MANEIRA MAIS SIMPLES DE CONSTRUIR O SEU TABULEIRO DE MANCALA.
Materiais
Um pedaço de madeira compensada de 25 x 70 cm.
12 forminhas de empada de alumínio.
Duas embalagens velhas de margarina.
48 bolinhas de gude.
Pregos pequenos
Cola branca
Montagem e acabamento
Pegue a madeira lixe-a e pinte de preto. Em seguida pregue as forminhas e cole a embalagem de margarina como no desenho ao lado. Agora é só colocar 4 bolinhas de gude ou pedrinhas dentro das forminhas e seguir as regras do jogo.VOLTAR