15:19

GO

Origem

Trata-se de um jogo oriental chamado Wei Qi. No ocidente, não se sabe bem porque, acabou recebendo o nome de Go. Este jogo despertou a nossa curiosidade como instrumento didático pelo fato de estarmos lidando com um jogo de posicionamento e conquista de território jogado em um tabuleiro muito simples com um número máximo de casas que chega a 361. São dezenove casas na horizontal e dezenove na vertical, normalmente desenhadas como um grande tabuleiro de xadrez sobre uma placa de madeira escura. Joga-se também em tabuleiros mais simples de 13 x 13, de 11 x 11 ou até mesmo de 9 X 9 casas.
















Como se desenvolve o jogo?
O jogador que começa o jogo, tirado em sorteio de qualquer natureza, recebe, no caso do tabuleiro tradicional, 161 pedras e o outro 160. As pretas começam o jogo e cada jogada consiste em colocar uma pedra em uma casa livre (espaço de cruzamento das linhas).

A conquista do território se dá quando um jogador consegue cercar a pedra do outro de tal forma que ela não possa mais fazer parte do jogo. Uma pedra cercada pelos quatro lados (quatro liberdades) é automaticamente capturada. Caso duas ( ou mais peças) peças estejam juntas formam um único conjunto e somente podem ser capturadas juntas. Os jogadores dão a esta condição o nome de perda das seis liberdades. As pedras também podem ser capturadas nas bordas. Assim sendo com apenas 2 pedras um jogador pode aprisionar as pedras do adversário. A partida termina quando ambos concordam que não há mais espaços para conquistar. Ao final contam-se os espaços conquistados por cada jogador (CRUZAMENTOS QUE NÃO PUDERAM SER OCUPADOS PELA PROTEÇÃO ARMADA POR CADA JOGADOR). O vencedor é aquele que tiver mais espaços conquistados.

Este jogo despertou de tal forma o interesse dos ocidentais que hoje no Brasil existem várias confrarias de apaixonados pelo jogo e vários sites cuidam de divulgar as maravilhas deste jogo milenar.
Esta regra está simplificada procurando não desestimular àqueles que são ainda pequeninos. Com o passar do tempo os jogadores vão sentindo necessidade de aprimorá-las. Ao final do livro o leitor terá uma série de sites e livros para esclarecimentos das dúvidas que forem surgindo.


MANEIRA MAIS SIMPLES DE FAZER O SEU TABULEIRO PARA GO.
Materiais
Um pedaço de madeira compensada de 50 x 50 cm.
160 tampinhas plásticas de uma cor.
161 tampinhas plásticas de outra cor.
Acabamento e montagem
Procure marcar as quadrículas com uma régua para que tudo fique bem certinho, de acordo com o desenho ao lado, arranje as tampinhas ou coisa parecida e chame um amigo para essa interessante batalha.

VOLTAR