14:19

DAMAS

Origem
Tem suas raízes fincadas na idade média, mais precisamente nos idos do feudalismo europeu. Possui semelhanças, tanto com o alquerque devido aos saltos, quanto com o xadrez pelo formato do tabuleiro e a promoção do valor das peças quando qualquer jogador alcança a linha final.
















Em que consiste?
Em inviabilizar o jogo do adversário. Trata-se de um jogo de saltos em que as pedras movimentam-se sempre sobre as diagonais, em um tabuleiro quadriculado de duas cores (8 x 8). Como no alquerque, ao saltar sobre a pedra do adversário, a pedra que foi sobrepassada sai do jogo. O jogador tem o direito de eliminar, em seqüência, quantas pedras se opuserem no caminho das suas. Quando qualquer pedra chegar à última fila no campo do adversário esta pedra vira Dama e passa a dar longos saltos na diagonal eliminando qualquer pedra adversária que se coloque em sua direção. Fazer uma dama, portanto, é ter em mãos uma pedra acasalada com alto poder de destruição do adversário.

De que forma se desenvolve o jogo?
O tabuleiro é posicionado de modo que cada jogador tenha uma casa clara branca no canto inferior direito. Cada jogador coloca suas peças nas casas pretas das três primeiras linhas do tabuleiro. O jogador, com peças pretas, começa o jogo.
Como jogar?
As jogadas são alternadas. Deve-se mover uma peça por jogada, em diagonal e para frente, para uma casa adjacente. Somente as casas pretas são usadas e não é permitido recuar as peças. Uma casa só pode ser ocupada por uma peça de cada vez.

A captura da peça do adversário
A captura é feita quando uma peça salta sobre uma peça adversária que esteja em uma casa adjacente a ela e pára na casa seguinte a ela. Ela pode, na seqüência, continuar pulando sobre outras peças a fim de capturá-las, desde que haja sempre, entre elas, uma casa vazia para pouso da pedra atacante. A jogada termina quando não tiver mais peças a capturar. Normalmente, a primeiro captura é feita com um movimento para frente, mas a partir daí é permitido, na mesma seqüência, capturar também para trás. A captura é obrigatória. Uma das versões do jogo permite que um jogador retire do tabuleiro a pedra do adversário que deixou de capturar alguma pedra no momento certo. Os meninos chamam a este ato de soprar.

Promoção por mérito de ataque
Se uma peça alcança a última linha, ela se torna dama. Para marcar a promoção costuma-se colocar uma segunda peça sobre a peça promovida. Várias peças podem ser promovidas na mesma partida. Uma dama pode mover-se para frente e para trás e sobre quantas casas quiser, podendo ir de um extremo a outro do tabuleiro, em um só movimento.
Quando o jogo termina?
Quando um dos jogadores não tiver mais peças ou se houver concordância de que a situação em que se encontra o jogo não puder mais dar a vitória a um ou a outro jogador, configurando a figura do empate.

















COMO CONSTRUIR O SEU TABULEIRO DE DAMAS
Materiais necessários
Um pedaço de madeira compensada de 40 x 40 cm.
12 tampinhas de refrigerante de uma cor.
12 tampinhas de refrigerantes de outra cor.
Montagem e acabamento
Pegue a madeira com 10 ou 15 mm de espessura, lixe-a bem e pinte com uma tinta látex de cor clara, depois desenhe o tabuleiro, fazendo quadrículas de 3 x 3 cm, de acordo com o desenho ao lado. Pinte agora com uma cor escura de forma intercalada as quadrículas, tendo o cuidado de deixar branca a primeira casa do lado esquerdo. Espere secar e arranje as 24 tampinhas. Tudo está pronto para o começo da jogatina.
VOLTAR