14:50

XADREZ

Origem

Este é talvez o jogo de maior número de versões históricas, embora os princípios sejam sempre os mesmos. As primeiras informações sobre o jogo datam do século VII, encontradas ao norte do território indiano. Outra versão aparece na china como um jogo de exército e cavaleiros. Na Índia o seu nome era Charatunga, mas não se sabe se o jogo da China tem origem nesta versão. Da índia chegou ao mundo islâmico e daí para Espanha foi um pulo. Na idade Alta Idade Média espalhou-se por toda a Europa e chegou até nós pelas mãos dos portugueses já no formado do tabuleiro que conhecemos e com as regras até hoje seguidas.
















Em que consiste?
Em um jogo de estratégia e captura cujo objetivo final é o aprisionamento do Rei adversário.

Como jogar?
Cada jogador começa com 16 peças dispostas na primeira linha, na seguinte seqüência: torre, cavalo, bispo, rei, dama (a dama na casa de sua cor) bispo, cavalo e torre. Na linha seguinte oito peões. Fique atento para que a torre da direita esteja sempre em uma casa branca. As brancas começam o jogo. Cada jogador faz um movimento de cada vez. As peças têm movimentação diferenciada, o que faz com que elas tenham valores diferentes.

REI – é a peça mais valorosa, pois, quando capturado a partida termina. Pode movimentar-se em qualquer direção, mas somente uma casa de cada vez. Não se pode mover para uma posição em que possa ser imediatamente capturado.

DAMA – É a peça mais poderosa. Pode mover-se em qualquer direção.

TORRE – Movimenta-se na horizontal e na vertical.

BISPO – Movimenta-se na diagonal.

CAVALO – Movimenta-se uma casa na diagonal e outra na horizontal ou vertical, afastando-se do ponto em que partiu. É a única peça que pode saltar sobre outras que estejam em seu caminho.

PEÃO – Movimenta-se uma casa para frente e captura avançando uma casa na diagonal (é a única peça cujo movimento de captura é diferente do movimento normal). Nunca pode recuar e se chegar à última linha do adversário é promovido a qualquer peça, menos a Rei.

CAPTURA: Dar-se-á por substituição: uma peça que tomar o lugar da outra peça adversária a terá capturado. A peça capturada sai do jogo.

XEQUE: Quando o rei é ameaçado, está em xeque e se ele não é defendido a tempo, pode acontecer um xeque-mate ou final de partida. A defesa contra um xeque pode ser de três tipos: mover o rei, capturar a peça que está dando o xeque ou colocar uma peça entre a peça que está dando o xeque e o rei (a não ser que seja um cavalo, pois ele pode saltar sobre outras peças).

Quando o jogo termina?
Quando o rei for aprisionado.

Maneira mais simples de fazer o seu tabuleiro de xadrez.
1 pedaço de madeira compensada de 40 x 40cm.
16 pedacinhos de madeira de 2 x 2 cm, com 5 cm de altura.
16 pedacinhos de cabo de vassoura com 5 cm de altura.
Várias tampinhas de garrafas, plásticas e metálicas.

Montagem e acabamento
Com a madeira compensada faça um tabuleiro igual ao utilizado para o jogo de damas. Em seguida pegue os pedacinhos de madeira e faça o seguinte: para o rei, cole uma chapinha metálica na parte superior de uma peça quadrada. Para a dama cole uma pedra de pulseira ou uma flor de bijouteria na parte superior de uma peça quadrada. Para fazer os bispos, cole uma tampinha de plástica em uma peça quadrada. Nas torres não precisa fazer nada e nos cavalos cole qualquer coisa diferente dos elementos que você já usou até aqui e escreva na peça a palavra cavalo. Para os peões utilize as peças feitas com os pedacinhos redondos de cabo de vassoura. Está pronto o jogo de xadrez mais barato do mundo.

VOLTAR