14:32

TRILHA

Origem

Alguns tabuleiros do mesmo formato foram encontrados no Egito datados de 1400 AC. Durante a idade média os tabuleiros europeus já apresentavam alguma sofisticação, em formato de caixa baixa com tampas com dobradiças para ser usados de um lado como tabuleiro de xadrez e damas e do outro, como trilha. Para completar a maravilha no seu interior ainda tinha um bem desenhado tabuleiro de gamão. A trilha é da família dos jogos conhecidos como Morris, também pais do conhecidíssimo e divertido Jogo da Velha.



Contribuição de http://ticasdematema.blogspot.com/
Em que consiste?
É um jogo para dois jogadores. Cada um atua com nove pedras. Os jogadores vão colocando as pedras sobre os pontos negros do jogo com a intenção de fazer uma fileira reta de três pedras chamadas de trilha ou moinho. Sempre que um dos jogadores chegar a obter 3 pedras alinhadas, pode retirar uma pedra do adversário do jogo. A peça retirada não volta ao tabuleiro, mas as pedras que estiverem formando um moinho não podem ser removidas.
Ganha o jogo aquele que conseguir reduzir o número de pedras de seu oponente a duas ou bloquear todas as peças de forma que elas não possam mais movimentar-se.

COMO FAZER O SEU TABULEIRO DE TRILHA
Materiais necessários
Um pedaço de madeira de 40 x 40 cm.
12 tampinhas plásticas de garrafa de uma cor.
12 tampinhas plásticas de garrafa de outra cor.
Montagem e acabamento
Depois de lixar bem a placa de madeira, pinte-a com uma cor clara usando tinta látex. Faça os desenhos com lápis e cubra-os com uma caneta hidrográfica preta, arranje as tampinhas e tudo está pronto para o jogo.
VOLTAR