14:29

TORRE DE HANÓI

Origem


A Torre de Hanói foi inventada pelo matemático francês Edouard Lucas em 1883. A torre pode ser utilizada com qualquer número de discos. Cada disco aumenta a dificuldade de transferência. Para a escola de ensino fundamental o ideal é uma torre de seis discos. Já para as crianças pequenas é interessante que as tentativas comecem com apenas três discos no sentido de evitar que elas desistam do jogo devido a sua dificuldade. Lembremos sempre de que a finalidade do jogo é mostrar que todos são capazes de realizá-lo. Isto evita a perda de motivação para novas tentativas.





















Em que consiste?
Trata-se de um jogo composto por uma haste central onde são enfiados vários discos de madeira e mais duas hastes auxiliares vazias. O desafio é pedir às pessoas que mudem os discos para uma das hastes vazias, da direita ou da esquerda, podendo usá-las concomitantemente com base auxiliar. Um disco maior não pode ficar sobre um menor e somente um disco pode ser transportado de cada vez. Ao final todos os discos devem estar ordenados sobre umas das torres laterais.
Observação
Segundo o matemático que desenvolveu a torre, o número mínimo de movimentos para a execução deste jogo é dado pela fórmula 2n – 1, onde n representa o número de discos da pilha. Logo para uma pilha de seis discos o número mínimo de movimentos é 63. O objetivo do jogador é a redução do número de movimentos e, consequentemente, do tempo para a transferência da torre de discos.
















MODO MAIS SIMPLES DE CONSTRUIR A SUA TORRE DE HANÓI.

Materiais
Um pedaço de madeira de 40 cm
Três pedaços de madeira redonda com 12 cm, para as hastes.
Seis discos de madeira furados no meio, o maior com 10 cm de diâmetro e o menor com 5 cm.
Cola branca.

Montagem e acabamento
Lixe o pedaço de madeira de 40cm que servirá como base em seguida faça com uma broca três buracos distanciados 7 cm, um do outro, deixando espaços iguais para cada lado. Ponha as hastes redondas de madeira nesses buracos, com cola branca. Faça nos discos um furo para encaixá-los nas hastes e pode começar a tentar a sorte de acordo com as regras acima.