14:26

RAPOSA E GANSOS

Origem

Trata-se de um jogo medieval orientador de vários princípios e possuidor de inúmeras formas de jogar tanto nas regras quanto na forma dos tabuleiros e distribuição das pedras. Muito encontrado na Europa, o jogo chegou ao Brasil pelas mãos de nossos colonizadores. Na França é conhecido pelo nome de A raposa e as galinhas, na Holanda e na Suécia, como O lobo e as ovelhas e assim sucessivamente. Outras fontes dizem que o jogo pode ter chegado à América do Sul pelas mãos dos árabes, pela semelhança com um jogo de cerco chamado Como Cercar la Liebre.
Em que consiste?
Em um tabuleiro quadriculado, porém divido em triângulos que apontam para um jogo que se desenvolve em diagonais. Logo as pedras são postas inicialmente sobre as interseções das linhas e caminham sobre elas. Trata-se de um tabuleiro de belo efeito visual e faz parte dos chamados jogos de cerco.
Como jogar?
Dois jogadores se defrontam. Um movendo os treze os gansos, o outro a única raposa. Tanto a raposa quando os gansos podem se deslocar para frente e para trás, para um lado e para o outro. O objetivo da raposa é comer todos os gansos. Os gansos não podem comer a raposa, mas podem cercá-la inviabilizando os seus movimentos. Vide a disposição das peças no desenho esquemático que acompanha este jogo.
Quando o jogo termina?
Quando a raposa tiver comido todos os gansos, ou quando os gansos tiverem aprisionado a raposa. Pode ainda ocorrer uma situação de empate, em acordo com a opinião dos dois jogadores.
Observação
Alguns analistas vêem neste jogo vantagem para os que lidam com os gansos. Assim sendo é interessante que os jogadores alternem os lados do tabuleiro visando dar a todos as mesmas oportunidades de vitória.

















MANEIRA MAIS SIMPLES PARA CONSTRUIR O SEU TABULEIRO
Materiais necessários
Um pedaço de madeira compensada de 40 x 40 cm
Uma tampinha plástica de garrafa preta (a raposa)
Treze tampinhas brancas (os gansos).
Montagem e acabamento
Pegue a madeira, lixe-a e pinte-a com tinta látex clara. Em seguida faça os desenhos de acordo com o modelo ao lado. Arranje as pedrinhas e pode começar o desafio.
VOLTAR