15:14

QUARTO


Brinquedo produzido por http://site.quebracuca.com.br

Origem

O quarto foi inventado na França. Trata-se de um jogo para tabuleiro com dezesseis casas para um mesmo número de peças pintadas em duas cores. A princípio, parece um jogo da velha, cujo objetivo é o alinhamento de quatro peças iguais, mas cessam por aí as semelhanças. O quarto é um jogo muito mais complexo e repleto de alternativas. As linhas que cada jogador procura formar com quatro peças podem ser formadas com pedras da mesma altura, com pedras da mesma cor, com pedras da mesma forma ou da mesma estrutura (ocas ou maciças). Portanto, a criança deve prestar atenção no atributo de cada peça e evitar que seu adversário conclua o alinhamento de 4 peças com qualquer desses atributos. Para este trabalho escolhemos peças quadradas e redondas, vermelhas e amarelas, altas e baixas, ocas e maciças.

















Como jogar?
Quarto é um jogo para dois. A partida começa com o tabuleiro vazio. Começa o jogo quem ganha no sorteio. O primeiro jogador escolhe uma pedra e dá para que o adversário a coloque em uma das casas do tabuleiro. O segundo jogador também escolhe uma peça e dá para que seu companheiro faça a mesma coisa e assim o jogo prossegue. O jogo termina quando um dos jogadores consegue montar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) com qualquer dos atributos: forma, cor, estrutura ou altura. Trata-se de um jogo de construção, pois as pedras que vão sendo depositadas no tabuleiro não têm dono. Por isso sempre que um jogador concluir a linha com quaisquer dos atributos deve imediatamente gritar: quarto! Isto quer dizer que aquele que fechar a linha e não gritar corre o risco de perder o jogo para aquele que estava mais atento e percebeu que o jogo foi fechado gritando a palavra de fechamento quarto e declarando-se dono da linha. A brincadeira prossegue até que alguém feche outra ou os jogadores percebam que o jogo não oferece mais possibilidades de vitória.



Maneira mais fácil de fazer o seu tabuleiro de quarto.
Materiais necessários

1 pedaço de madeira compensada de 40 x 40 cm.
1 cabo de vassoura
1 barra de madeira quadrada de 2 x 2 cm
Tinta plástica em duas cores (vermelha e azul)
1 pincel chato para pintar as peças.

MODO DE FAZER O SEU TABULEIRO DE QUARTO
Faça na chapa de madeira compensada um quadriculado de 4 x 4, como o do jogo de damas. 16 quadrados. Está pronto o tabuleiro.
Corte quatro pedaços do cabo de vassoura em pedaços de 6 cm.
Corte quatro pedaços do cabo de vassoura em pedaços de 3 cm.
Corte quatro pedaços da barra chata de madeira em pedaços de 6 cm.
Corte quatro pedaços da barra chata de madeira em pedaços de 3 cm.
Pinte de vermelho: 2 peças quadradas pequenas, 2 peças redondas pequenas, 2 peças quadradas grandes e 2 peças redondas grandes.
Pinte de azul: 2 peças quadradas pequenas, 2 peças redondas pequenas, 2 peças quadradas grandes e 2 peças redondas grandes.
Mais detalhes no desenho ao lado.
Fure com uma broca: 1 peça quadrada, baixa, azul, 1 peça redonda, baixa, azul, 1 peça redonda, alta, azul e 1 peça quadrada, alta, azul. Em seguida faça o mesmo com as respectivas de cor vermelha.
VOLTAR