14:58

TANGRAM

Origem
Jogo oriental desenvolvido para estudo das formas geométricas. No Brasil foram feitos inúmeros ensaios sobre as virtudes deste jogo, utilizado tanto pelos professores de matemática quando pelos professores de artes-plásticas. Não se sabe ao certo quando foi criado, nem em qual lugar o jogo foi visto pela primeira vez. Sabe-se apenas que os chineses são apaixonados pelo jogo. Na China existe uma enciclopédia que reúne mais de 1700 exercícios de tangram.

Sobre princípios

As regras que são usadas para a maioria dos jogos, não definem como resolver os problemas do tangram. O único princípio é que todas as figuras sejam montadas com as sete peças e que uma não se sobreponha às outras. A sua forma primeira é um quadrado divido em sete outras figuras geométricas menores, a saber: 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 pequenos, 1 quadrado e 1 losango. Na escola de ensino fundamental, além de sua aplicabilidade para o estudo da forma, os professores de geometria fazem bastante uso das peças para estudos comparativos que contribuem para a melhoria da capacidade de avaliar e medir sem instrumentos convencionais.






















COMO FAZER O SEU TANGRAM DE MANEIRA BEM SIMPLES
Materiais necessários
1 quadrado de madeira compensada de 20 x 20cm.
Tinta de várias cores.
Montagem e acabamento
Pegue o quadrado de madeira, faça o desenho com lápis de acordo com o modelo ao lado, pinte as partes de acordo com o seu gosto e pode, em seguida, começar a montar as suas figuras.
























clique aqui para jogar